Por mais que esses dois conceitos, muito utilizados no mundo empresarial, possam ser bastante parecidos gramaticalmente, são distintos!
Shareholders, que, em português, é utilizado como acionistas, ou seja, aqueles que possuem parte (ação ordinária ou preferencial) de uma sociedade empresária (“empresa”), conforme previsão na Lei 6.404/76 (lei das sociedades anônimas).
Enquanto que, os stakeholders são todos aqueles que direta ou indiretamente possam de alguma maneira possuir algum interesse na gestão dos resultados de uma empresa, seja em sua organização ou mesmo de seus projetos, seja de forma a influenciar ou mesmo a ser influenciadas por referida atividade empresária (p. ex., colaboradores, investidores, clientes, fornecedores e inclusive a própria comunidade onde as atividades empresariais possam ser impactadas). Seria então possível, chamá-los de “parte interessada” (ou mesmo “interveniente”), numa tradução livre stake (interesse, participação, risco) e holders (detentor, aquele que detem, possuidor).
Assim, a importância dos stakeholders, segundo a doutrina, concentra-se principalmente nos “internos” ou mesmo “primários”, considerando a sua influência direta nas atividades empresariais, buscando sempre otimizar as estratégias visando a prosperidade econômica, social e ambiental da empresa e de toda a coletividade direta ou indiretamente dela dependente.